segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Pizza de batata com rúcula

Pizza!
Faz uma sujeirada, é um pouco trabalhoso, mas compensa. Além de ser divertido de fazer, fica uma delícia no final.

Ingredientes:

Massa (rende duas pizzas)
600g de farinha de trigo
1 xícara de água morna
30g (2 cubinhos) de fermento do tipo molhado
1 colher de óleo
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá sal

Recheio
molho de tomate
300g de queijo mussarela
1 batata
1 maço de rúcula
2 tomates

Preparo
Comece fazendo a massa. Dissolva o fermento em um pouco de água morna e reserve. Em uma superfície lisa, construa uma espécie de vulcaozinho com a farinha e no centro dele coloque o fermento dissolvido, a colher de óleo, o sal, o açúcar e vá acrescentando o restante da água morna aos poucos, enquanto mistura os ingredientes com a farinha. Sove a massa até que ela fique uniforme e consistente. Separe a massa em dois montinhos e deixe descansar por aproximadamente 45 minutos. Cada montinho rende uma pizza.

Enquanto a massa descansa, prepare o molho de tomate (pode ser um molho pronto mesmo), rale o queijo mussarela grossamente, corte as batatas em rodelas e coloque-as para assar. Lave a rúcula, os tomates e depois corte os tomates cubinhos e reserve.

Pegue um dos montinhos da massa e comece a abrir na superfície lisa com uma fina camada de farinha para não grudar. Você vai precisar da ajuda de um rolo ou de uma garrafa para abrir a massa uniformemente. Tente deixar a massa bem fina.

Quando a espessura estiver satisfatória, coloque a massa dentro de uma assedeira redonda. Se a massa ficar maior do que a assadeira não tem problema, apenas corte com a faca o que sobrar ao redor e dobre as bordinhas para dar um acabamento legal.

Passe uma camada de molho de tomate, salpique a mussarela ralada de modo que ela cubra a superfície e em seguida disponha as rodelas de batata que estavam assando. Neste momento, a sua pizza deve estar parecida com isso:

Coloque no forno pré-aquecido e aguarde por aproximadamente 20 minutos no fogo baixo. Enquanto assa, você pode abrir e montar a outra pizza. Use a sua criatividade para inventar novos sabores. Quando a massa estiver dourada, pode tirar.

Acrescente as rúculas frescas e os tomates picados em cubinhos por cima de tudo e está pronto!

Um comentário:

gabriela pinheiro disse...

hummm bom saber que essa receita deu certo! hehe :)