sábado, 15 de agosto de 2009

Sopa creme de ervilha com batatas coração



Prato super simples e gostoso, perfeito para ser servido no jantar e impressionar o namorado ou a namorada.

Ingredientes
1 xícara de ervilhas partidas
1/2 cebola
1 dente de alho grande
1 caldo de legumes
água
1 e 1/2 batata inglesa grande
azeite, sal e pimenta a gosto

Preparo
Ligue o forno e comece pelas batatas que podem surpreender e demorar mais do que o esperado.

Primeiro corte-as em fatias de espessura média e em seguida corte o formato de coração com ponta da faca em cada fatia individualmente.

Cortar as batatas em formato de coração não é difícil como parece. A dica é aproveitar que a fatia da batata já é arredondada e ir cortando os detalhes do coração começado pelo "v" da parte de cima e depois o "v" da parte de baixo, em seguida vá cortando os cantinhos que estão sobrando e pronto: um coração!
Não jogue fora os pedacinhos de batata que sobraram, eles vão ser adicionados à sopa mais tarde para dar consistência e sabor à sopa.

Passe um pouco de azeite em uma assadeira, coloque as fatias de batata sobre ela, salpique um pouco de sal e pimenta do reino e leve ao forno pré-aquecido.

Para fazer a sopa pique a cebola e o dente de alho.
Comece refogando o alho até ele ficar douradinho, depois jogue a cebola e o caldo de legumes e espere dourar novamente.

Coloque na panela as ervilhas, os "retalhos" dos corações de batata e água até cobrir as ervilhas sobrar mais ou menos um dedo na altura da água e espere cozinhar.

Enquanto isso fique sempre de olho na batatas. Se precisar dê uma viradinha nelas para que os dois lados fiquem bem dourados.

Depois que a ervilha estiver molinha e cozida, bata a sopa no liquidificador e depois coloque na panela novamente. Agora é a hora de controlar a consistência da sopa. Se você achar que ela está muito grossa, adicione água até ela ficar do jeito que você gosta.
Adicione sal e pimenta do reino a gosto e misture.

Retire as batatas do forno assim que elas estiverem douradas e crocantes e sirva da maneira que preferir: com as batatas na sopa, ou em um prato separado.





Bom apetite!


Um comentário:

gabriela pinheiro disse...

acho que comida em formato de coração é tendência! amei, vou testar e tirar foto :)