terça-feira, 6 de outubro de 2009

Meu primeiro risoto


Eu tenho a maior fama de cozinheira por aí, mas o que vocês não sabem é que eu nunca tinha feito um risoto. Quem fez todos os que estão postados aqui no blog foi o meu namorado, o cozinheiro da casa de verdade. 

Mas como já ouvi dizer muito por aí que risoto é fácil, resolvi fazer hoje na hora do almoço. Peguei os legumes que tinham na geladeira e que formassem uma bela combinação de cores - eu gosto de cozinhar coisas coloridas - e mandei ver!

Ah, e esta receita é vegan!
Adoro o desafio de cozinhar sem usar derivados de animais. 

Ingredientes:
1 xícara de arroz arbóreo
1 dente de alho
1/2 cebola
1/3 de um maço de espinafre
caldo de legumes
1 cenoura
1/3 de um brócoli
1/2 berinjela
açafrão
pimenta do reino
sal

Preparo:
Comecei refogando o alho, a cebola e o espinafre, todos picados e colocados na panela nesta ordem mesmo com um fio de azeite de oliva.
Enquanto o espinafre vai ficando murcho, dissolva meio tablete de caldo de legumes em 3 xícaras de água morna. 

Dica: Você também pode guardar a água que sobra de legumes que você cozinha em outros dias, assim sempre terá um caldo de legumes natural para cozinhar, foi assim que eu fiz hoje.

Coloque na panela a xícara de arroz arbóreo, dê uma misturada e em seguida, acrescente 1 das três xícaras de caldo de legumes. 
O segredo do risoto é você ir acrescentando a água aos poucos, em três vezes, sempre com as medidas de água igual a medida de arroz que você vai usar.

Enquanto a água ferve e começa a cozinhar o arroz, pique todos os legumes: brócolis, berinjela e rale a cenoura. Quando o risoto estiver secando, acrescente mais uma xícara do caldo para cozinhar bem.

Agora é só esperar ele quase secar novamente, acrescentar a última xícara de caldo, e os legumes picados e começar a temperar.
Se em algum momento precisar acrescentar mais água, não tenha medo, só vá colocando aos poucos. 
Temperei com sal, pimenta do reino e açafrão. 
O açafrão não é essencial para esta receita, mas eu achei que daria aroma e o amarelo ia combinar com o resto dos ingredientes.

Vá mexendo até que ele fique com uma consistência úmida e com o arroz all dente.


Bom apetite!

Um comentário:

Luci disse...

meu deus, morri de vontade! vou tentar fazer, que maravilha.