sábado, 12 de junho de 2010

Cupcakes de chocolate amargo e laranja



O que melhor do que Chocolate chocolate chocolate pra um post especial de dia dos namorados?!
Eu queria muito fazer alguma coisa salgada já que meu ultimo post foram os cookies, maaaaas dia dos namorados né gente? E como ontem eu provei essa receita e foi sucesso total resolvi fazer ela de novo e ensinar aqui pra vocês!

Esses cupcakes de chocolate não são muito doces e o gosto é bem intenso por causa do cacau, e na minha opinião a laranja faz toda diferença.

Para saber sobre as formas e forminhas que eu usei é só ver o post anterior!

Ingredientes

2 laranjas (eu usei laranja lima, são mais doces e não tão acidas)
½ copo de leite
1 ½ xícara de farinha de trigo
½ xícara de cacau em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
½ colher de chá de sal
½ xícara de açúcar mascavo
1 xícara de chocolate meio amargo em pedaços
2 ovos
6 colheres de sopa de manteiga derretida ou óleo de girassol
Raspas de laranja para decorar

Preparo
Pré-aqueça o forno em temperatura de 200°C. Unte doze formas para muffins ou cupcakes (se preciso) ou coloque-as em formas de papel. Rale as laranjas e esprema o suco, complete a meia xícara de leite com o suco da laranja, fazendo então uma xícara inteira.



Misture os ingredientes secos, a farinha, o cacau, fermento em pó e sal. Depois adicione o açúcar mascavo e os pedaços de chocolate amargo



Bata os ovos em um recipiente separado e adicione a mistura de leite e suco de laranja mais a manteiga derretida ou óleo.
Faça um buraco no centro dos ingredientes secos e adicione os ingredientes líquidos, misture gentilmente até que a massa esteja totalmente uniforme; tome cuidado para não bater demais!



Com uma colher adicione a massa na assadeira de muffins e asse no forno pré-aquecido por 20 minutos ou até que esteja crescido e firme ao toque.



Eu assei os meus cupcakes por mais ou menos 20min em uma temperatura de 250°C porque o meu forno não é tão potente e deu muito certo.
Uma dica importante é que se vocês forem testar com o garfo ou um palito pra verem o cozimento, não se assustem se o garfo voltar sujo de chocolate, pois lembrem-se que na massa tem pedaços de chocolate que derreteram.




Antes de ter quase certeza que os meus cupcakes ficaram prontos eu sempre tiro um do forno e abro no meio pra ver se o cozimento está perfeito ou se precisam ficar mais um tempinho.



Embora estes cupcakes fiquem perfeitos sem nenhum tipo de cobertura eu achei que por ser dia dos namorados a gente pode abusar e colocar uma cobertura de nutella né gente?! É só espalhar com uma espátula ou uma faca sem ponta nos cupcakes depois de frios!

Essa receita rende 12 cupcakes grandes ou 24 pequenos.



Aproveitem e feliz dia dos namorados!

7 comentários:

Vita Evangelista disse...

minha nossa senhora!!!

Dani Adolfo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dani Adolfo disse...

Espero que vocês vejam e respondam logo a minha dúvida porque *preciso fazer essa receita amanhã! Hehuiaehio
Tu sabe se se substituir o cacau em pó por chocolate em pó (50% cacau) altera o resultado final, além do sabor?
(Venho tentando fazer cupcakes e sempre dá algo errado. Essa receita me deu mais ânimo pra tentar de novo :P)

b.m. disse...

Dani, depois de meses vi seu comentário! então, mudar de cacau em pó pra chocolate em pó faz muita diferença. o cacau é mais forte e denso, o gosto de chocolate fica bem intenso. o chocolate 50% fica mais doce e não sei se fica tão legal porque nessa receita vai laranja. e o interessante é essa coisa de chocolate belga laranja/chocolate amargo. mas e aí você já experimentou a receita? deu certo?

beijos.

Dani Adolfo disse...

Hum.. bom, eu acabei fazendo com o chocolate que eu tinha aqui e ficou muito muito bom. Da próxima vez faço exatamente como a tua receita pra ver a diferença.
mas olha só como ficou lindo: flickr.com/photos/danielleadolfo/4887024540
aehuiaheoihio

enfim, obrigada :)

b.m. disse...

ahhhh ficou lindo! parabéns :)

Unknown disse...

Adorei a foto. Parece estar muito gostoso. Vou tentar fazer. bjo